Doutor em Ortodontia e Invisaling Doctor, Luiz Guilherme Martins Maia é graduado em Odontologia pela Universidade de Marília-SP (1996) e Doutor em Ortodontia e Ortopedia Facial pela UNESP de Araraquara-SP (2012). Em Sergipe, atuou como Professor das Disciplinas de Ortodontia e Estágio Supervisionado Infantil da Universidade Tiradentes, em Aracaju (UNIT, 2007 a 2014), e, atualmente, é professor do curso de especialização em Ortodontia da Associação Brasileira de Odontologia de Sergipe (ABO/SE). Autor de diversos trabalhos clínicos e científicos publicados no Brasil e no exterior, é membro da ABOR (Associação Brasileira de Ortodontia) e da AOA (Associação de Ex-Alunos de Ortodontia de Araraquara).

Sempre na busca pela eficiência e excelência dos resultados, Dr. Luiz Guilherme idealizou a clínica Orthomaia, onde atende há uma década, e recentemente, tornou-se Invisalign Doctor, por acreditar que a tecnologia é a mais forte aliada da técnica e da experiência. Nesta entrevista, ele explica por que aderiu aos alinhadores que se tornaram febre entre artistas, políticos e muitas outras pessoas ao redor do mundo que desejam um tratamento ortodôntico rápido e eficiente.

P: O senhor já atua como ortodontista há mais de 15 anos. Por que agora decidiu se tornar um Invisalign Doctor?

R: Venho acompanhando o desenvolvimento deste tratamento há muitos anos. Sempre considerei o Invisalign revolucionário, porém, antes de começar a trabalhar com o método, precisava ter certeza de seus resultados e da satisfação dos pacientes. Hoje, isso é uma realidade. O sistema americano tem comprovação científica e proporciona finalizações de excelência, que é o que sempre buscamos em nossa clínica. É o futuro da ortodontia: a solução para tratamentos dentários diversos, dos simples aos mais complexos, de maneira personalizada, proporcionando conforto físico e estético.

P: Quais são os passos do tratamento com Invisalign?

R: Tudo começa no consultório. Após discutir com o paciente sobre as necessidades dele e definirmos que a melhor solução é o Invisalign, nós fazemos ummoldagem especial (molde) e acionamos o escritório da Invisalign nos EUA. Em até 12 horas, essa moldagem é recolhida na Orthomaia e enviado para a Califórnia. Lá, o molde é digitalizado num scanner tridimensional e o arquivo gerado é aberto num software específico da Invisalign, que é o grande pilar tecnológico de todo o processo. O software, chamado de ClinCheck, constrói sob nossa supervisão um modelo digital da boca do paciente de forma precisa e exata, modelo este que é enviado ao ortodontista solicitante para a próxima etapa.

P: Qual o papel do ortodontista neste processo?

R: No momento em que o ortodontista visualiza o molde gerado pelo programa de computador, ele dá os comandos para o tratamento. É o dentista que indica como será a oclusão e qual deverá ser o posicionamento dentário em cada fase. A partir dessas informações, o software ClinCheck constrói em 3D o molde futuro da mesma arcada dentária, com a oclusão de excelência. Quando aprovamos, temos ali dois moldes, que podemos chamar de A e B. O A é o inicial e o B é o final, exatamente onde queremos chegar. O caminho a ser percorrido entre os dois pontos, quem define é o software. Utilizando a mais alta tecnologia, o programa diz quantas etapas serão necessárias ao tratamento e, consequentemente, quantos alinhadores deverão ser utilizados pelo paciente até a correção total do problema. Aprovado o Clincheck, um kit com todos os alinhadores é produzido e enviado pra gente em até 45 dias. Sob a nossa supervisão e atendimento, nós vamos entregando ao paciente gradativamente, de acordo com os resultados e com a necessidade.

P: E como é o uso desses alinhadores? Os resultados são rápidos?

R: O paciente apenas encaixa os alinhadores nos dentes e eles passarão a mover os dentes lenta e gradativamente em busca dos objetivos de cada fase do tratamento. A troca dos alinhadores é feita a cada duas semanas e é fundamental a supervisão do ortodontista acompanhe as etapas. Os resultados começam a aparecer, em média, a partir dos 6 meses de uso e o tratamento completo dura de 16 a 20 meses. Isso é considerado um tempo excelente.

P: Quais as vantagens do Invisalign?

R: O Invisalign é uma alternativa que tem muitas vantagens em relação aos aparelhos dentários convencionais. Em primeiro lugar, está o fato de ser praticamente invisível. O alinhador é um molde de acetato, um tipo de plástico semi-rígido com 0,9mm de espessura, feito de forma totalmente personalizada. Por isso mesmo, adere perfeitamente à cavidade bucal, abraçando os dentes de maneira muito confortável. É comum que as pessoas não percebam que um paciente está usando o Invisalign, porque ele não interfere na fala e é realmente muito discreto. Outra vantagem é em relação à higienização, uma vez que é possível retirar os alinhadores para comer, escovar os dentes e passar fio dental. Além disso, como o Invisalign não possui fios ou metais, ele não irrita a boca e não interfere em nada no estilo de vida da pessoa.

P: A cidade de Aracaju possui outros ortodontistas credenciados à Invisalign. Que diferenciais o paciente encontra na Orthomaia?

R: A nossa clínica já é uma referência em tratamentos ortodônticos que prezam pelo conforto, pela discrição e pelos resultados funcionais e estéticos. Nosso diferencial é realmente a experiência de unir a oclusão de excelência à beleza. Dessa forma, ao trabalhar com o Invisalign estamos reforçando o conceito que já pautava o nosso dia-a-dia. O paciente vai encontrar aqui um tratamento global e multidisciplinar, com um corpo clínico para cuidar de todas as etapas do processo, dando especial atenção à finalização, considerando proporção, cor do dente, contorno de gengiva e todos os outros aspectos para obter um resultado surpreendente.

P: Desfrutar desse tratamento custa caro?

R: Caro ou barato é muito relativo, principalmente quando falamos em tratamento dentário. O investimento é um pouco maior do que para fazer um aparelho lingual, que também é discreto, porém menos confortável. Com relação aos tratamentos convencionais, ele é mais caro, porém os benefícios desse tipo de tratamento acabam justificando a diferença de valores.

P: As pessoas que aderem ao Invisalign estão satisfeitas?

R: Em todo o mundo, mais de 3 milhões de pessoas já consertaram seus dentes usando Invisalign e o índice de satisfação é realmente muito bom. Artistas, jornalistas e políticos estão entre os clientes que mais apostam no método, principalmente por ser invisível e ter resultados garantidos com data para início e fim do tratamento. A Invisalign investiu 60 milhoes de dólares em pesquisas somente no último ano. Uma empresa séria, comprometida, com a credibilidade que o cliente mais exigente necessita.